(82)3317-7311 | 3334-4085

Blog

Comprar imóvel para alugar por temporada é um investimento rentável?

.

Por Cony 26/04/2022
Fotos:

Dentre os tipos de investimentos que existem, o investimento imobiliário é um dos mais seguros e rentáveis.


O aluguel por temporada, por exemplo, tem se mostrado capaz de gerar excelentes retornos. Uma pesquisa realizada pela VRBO(Antiga Alugue Temporada) apontou que esse mercado movimenta mais de 1,2 bilhão anualmente, e ainda segundo pesquisas do Airbnb, durante a pandemia a procura por esse tipo de imóvel chegou a ter um aumento de 150% e a duração média da estádia subiu 58%.


Se você está cogitando realizar esse investimento leia o texto até o final e conheça algumas dicas e vantagens dessa modalidade.


Vantagens

· Renda Extra – Um dos principais objetivos ao se comprar outros imóveis é ter uma renda extra, e para quem busca maiores retornos investir no aluguel por temporada pode ser uma excelente estratégia. Afinal, não falta demanda para esse tipo de imóvel, mas claro, é importante fazer uma boa aquisição, em uma boa localidade e divulgar;

· Aumentar o patrimônio – Ter outros imóveis representa mais segurança financeira, pois você aumenta seu patrimônio, as propriedades se valorizam com o passar dos anos e ainda é possível ter ganhos com o aluguel.


· Redução de riscos – Investimentos que oferecem rentabilidades consideráveis possuem mais oscilações e perigos, como é o caso das ações. Já com o investimento em propriedades, ainda que o mercado passe por oscilações, no longo prazo a tendência é que ele traga segurança ao patrimônio, sendo possível então ter um bom retorno sem grandes riscos.


· Flexibilidade - Como o imóvel é alugado por curtos períodos você tem autonomia sobre a agenda de locação, o que te dá mais liberdade para utilizar o imóvel tanto como uma fonte de renda como também um destino de viagem. Característica bastante interessante para quem compra imóveis em outras cidades.


Dicas

· Escolha com cuidado o imóvel: Busque sempre imóveis que estejam localizados em regiões já consolidadas e de bastante procura, porque dessa forma você consegue alugar com mais facilidade e provavelmente os hóspedes estarão dispostos a pagar mais no seu empreendimento. A Barra de São Miguel, por exemplo, é um dos destinos mais procurados do litoral Alagoano e em determinadas épocas do ano sua população chega a triplicar.


· Ofereça um imóvel mobiliado: Geralmente quem aluga um imóvel por períodos curtos, valoriza aqueles que estão equipados, então para agregar valor ao seu imóvel você pode disponibilizar itens básicos como, fogão, geladeira, chuveiro, cama, sofá, televisão, micro-ondas, até mesmo tv a cabo, frigobar no quarto, mesa de sinuca, quanto mais completo for, mais atrativo será para os locatários;


· Mantenha o local em bom estado -   Levando em consideração que é essencial realizar o check-in e o check-out corretamente, com a estádia curta provavelmente alguém sempre estará acompanhando o imóvel e observando as manutenções necessárias. Agora uma preocupação muito recorrente são os custos de manutenção constantes, porém, essas despesas podem ser facilmente inclusas no valor do aluguel. Lembrando também que na alta temporada é possível cobrar mais caro na estádia;


· Gerenciamento do aluguel - Com os alugueis por temporada seu faturamento pode ser maior, mas em contrapartida (como em qualquer contrato de aluguel) existe a chance de acontecer problemas. Portanto, para o locador estar assegurado é necessário lembrar de incluir no contrato itens como, data de entrada e saída, quantidade de moradores, forma de pagamento, valor, possíveis multas por danos ao imóvel e bens, listagem dos utensílios, limpeza na entrada e saída, e outras situações que possam ocorrer.


· Faça um divulgação eficiente – Uma dica bem legal para a divulgação do seu imóvel são as famosas plataformas que fazem a intermediação do aluguel, como o Airbnb, o VRBO, e o booking.


Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você e que ele te auxilie na escolha do seu próximo investimento! E se você está cogitando comprar um imóvel de praia para alugar, clique aqui  e conheça o empreendimento que estamos construindo na Barra de São Miguel, o Terraços da Barra.

Filiada a:
Facebook Instagram Twitter
2i9 multiagência